sábado, 26 de dezembro de 2009

Acredita quem tem FÉ



Como primeira postagem do blog, gostaria de falar sobre FÉ, porque fé é a única coisa que fez com que eu criasse este blog, sem fé isto não faria sentido algum.



Segundo Hebreus 11,1 "FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICCÇÃO DE FATOS QUE NÃO SE VÊEM". Mas o que toda esta frase bonita nos quer dizer?
Fé é acreditar em algo que não se vê, podemos citar um exemplo de fé muito simples no nosso cotidiano, como quando tomamos banho e usamos shampoo para lavar nossos cabelos; quem afirma que aquele shampoo não possui um produto químico que faça caí-los? Isso é ter fé, você acredita que o shampoo lhe fará o esperado mesmo sem você ter visto a fabricação do mesmo!
É claro que esta relação deixa parecer que fé é algo simples, mas muito pelo contrário, fé não se consegue de uma hora pra outra, fé se constrói! E com muito SACRIFÍCIO, necessita-se de muita dedicação!

Ao entrar na catequese, espera-se que o catequizando ja tenha uma base de sua fé vinda dos PAIS, o que em muitos casos não acontece. Sendo catequista percebo que os pais se preocupam muito POUCO com a construção da fé de seus filhos, deixando um peso enorme nas costas dos catequistas que não conseguem demonstrar o real significado de fé, devido ao pouco tempo de cada encontro de catequese.
Também, é muito mais fácil acreditar em algo que seu pai falou, do que de uma pessoa que acabou de entrar em sua vida, por isso os pais são essenciais para a construção da fé de um indivíduo.

É muito fácil dizer "EU ACREDITO EM DEUS", mas quem é capaz de dizer " DEUS SE MANIFESTA EM MINHA VIDA"? Ou melhor, lhe faço um desafio, responda sem pensar muito: " VOCÊ JÁ SE ENCONTROU COM DEUS"?
Sim, eu sei que é difícil, mas a maioria das pessoas confessa ter encontrado Deus nos PIORES momentos da vida, o que é muito triste porque esperou o momento pior da vida para acreditar em Deus.

Uma das coisas que me deixa aborrecido é que cientistas procuram provas da ressurreição de Jesus, mas se isto for comprovado, não havá mais a existência de fé, pois já é um fato comprovado, que NÃO depende mais da fé!

Uma das frases bíblicas que mais marca a minha fé é a seguinte: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE", que está muito presente neste trecho da música do Pe. Fábio de Melo, escrita pela Celina Borges:

"Posso, tudo posso naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou para mim e ali estar


Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória"


( CD Vida - Padre Fábio de Melo - 2008 - Música Tudo Posso - Autora Celina Borges )

Eu acredito que esses trechos demonstram o verdadeiro sentido da fé, que mesmo nas dificuldades Deus prepara algo bom pra nós, e que não devemos desistir, porque tudo podemos Nele!

Fico bravo quando falam que a igreja católica está perdendo os seus fiéis, porque quem é fiel nunca desiste, o que a igreja está perdendo é são os INFIÉIS que se dizem católicos mas na verdade não vivem o espírito do catolicismo.
Um fato que me deixou muito revoltado foi de um professor meu dizendo que ele era católico não atuante, como pode exitir isso? Agora agente pode se dar ao luxo de não se comprometer com Deus?
Outra coisa que me deixa irritado é quando fazem a CRISMA e se distanciam da igreja, há muitos amigos meus assim, que fizeram a crisma junto comigo e hoje nem se lembram quando foi a última vez que colocaram os pés na igreja!
Desculpe a palavra, mas está sendo uma crisma às avessas! Quando se confirma o seguimento a Deus para o resto da vida na crisma se, cria um comprometimento com Ele, e é um ato irresponsável rompê-lo! Acredito que era melhor essas pessoas nem realizarem a crisma!

Nossa que viagem, comecei falando de fé e acabei desabafando, mas é justamente isso a proposta do blog, é colocar o meu ponto de vista sobre esses assuntos, agora quero saber de você, caro leitor, você concorda comigo ou acredita que eu esteja errado, deixe seu recado para podermos discutir o assunto, para que possamos compreender diferentes pensamentos e visões do mundo de Deus.

3 comentários:

  1. É sempre tão difícil deixar um comentário sobre religião, pois trata-se de uma FÉ pessoal, ou seja, intransferivel, é o reflexo da opinião particular, que é formada a partir da vivencia e das experiências de cada um! Mas gostei bastante do post, concordo que muitas vezes não somos realmente comprometidos com Deus! Está de Parabéns!Aaguardo a próxima postagem! Abraço
    Igor Moreira

    ResponderExcluir
  2. concordo com voce, a FE acima de qualquer coisa deve estar presente em nossa vida, desde os momentos dificeis pelos quais ja passei muito e em cima disso aprendi a ter muita FE e tento passar isso para minha filha, e principalmente nos momentos alegres da nossa vida, todos os momentos de nossa vida so acontecem porque existe uma força maior que a nossa propria vida ELE, o nosso CRIADOR!

    ResponderExcluir
  3. concordo a fé é muito importanta para as pessoas DEUS É INCRIVEL

    ResponderExcluir