terça-feira, 6 de abril de 2010

Corpo presente, Coração ausente



Devido ao questionamento de uma amiga, resolvi criar esta postagem para responder a pergunta dela, a qual segue o mesmo pensamento de muitas pessoas que não frequentam a igreja pelo mesmo motivo.
Toda manhã de domingo a maioria dos cristãos católicos vão para a missa dominical, sempre a igreja está cheia de fiéis, entre eles jovens, adultos, idosos e crianças.
Mas muitos acabam se distraindo durante a celebração por motivos físicos, tais como o calor, o frio, entre outros, mas essas distrações são passageiras e normais.
Porém, quando essa distração passa a ser intelectual, o problema acaba sendo mais sério,
envolvem-se em questionamentos sobre o que vão fazer após a celebração, como está o andamento de seus trabalhos e por aí vai, a pessoa fica viajando sentada no banco da igreja.
Claro que isso não é um grande problema, muitas vezes eu mesmo me vejo nessa situação, porque isso faz parte do processo de ser pessoa, nosso organismo se cansa, e é preciso termos disciplina para permanecermos atentos, mas o que devemos ter é muito cuidado quando vamos na igreja por tradição, por costume, e não para celebrar e receber a eucaristia, porque dessa maneira a missa não tem sentido.
Temos que entender que cada celebração é única, mesmo seguindo os mesmos ritos, ela possui momentos distintos como a liturgia do dia e a homilia do sacerdote que é tão preciosa para o nosso crescimento.
Logo, esse devaneio acaba sendo alvo de indivíduos que não gostam de participar das missas, e justificam a ausência deles na mesma, pelo fato de muitas pessoas irem na igreja apenas de corpo presente, mas que não participam realmente da celebração.
E isso acaba sendo ridículo, porque o que importa é o EU e não os OUTROS, se existem pessoas que vão por hábito, e na vida não seguem o que Jesus nos ensina, essas pessoas acabam com o tempo deixando de frequentá-la, porque não são persistentes. Só somos persistentes no que amamos, e ainda existem pessoas que têm a coragem de dizer que a igreja católica está perdendo seus fiéis, mas na verdade o que ela está perdendo são os infiéis, como esses exemplos narrados, porque quem é fiel sempre será fiel.
Então, não deixemos a tradição entrar dentro de nós, Jesus nos deixou tantos ensinamentos riquíssimos que, para nos esclarecê-los, temos os sacerdotes, tornando assim, tão importante frequentar a igreja e adorar nosso Senhor Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia e na nossa vida toda.
Se você se sente afastado da igreja, dê a chance de Cristo mostrar o seu poder através dela, assim, sua fé será cada vez mais fortalecida.
Na catequese, quando nossos catequizandos participam das celebrações, damos-lhes uma figurinha para colar no álbum litúrgico, a fim de incentivá-los a participarem deste momento especial que é a missa. Logo após, eles têm a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos adquiridos através de textos e exercícios do álbum.
Nós também devemos fazer o mesmo, depois de cada celebração devemos refletir as palavras pronunciadas pelo sacerdote e fazermos um exame de consciência, analisando como está o andamento da nossa vida para com Cristo e para com os outros.

9 comentários:

  1. Pensei que voce considerasse meio sem sentido a questao das figurinhas!!! Bom, igualmente a sua abordagem é muito pertinente, parabéns!!
    Pe. Mauro Cintra

    ResponderExcluir
  2. Olá... Parabéns, gostei desse questionamento...
    Parabéns. Nós humanos demoramos pra sentir cristo em nossas vidas. Mas quando deixamos isso acontecer. Teremos a certeza que nossas vidas serão totalmentes transformadas.

    ResponderExcluir
  3. Oi como é bom ter jovem como vc antento a experiencia concreta de Jesus na sua vida, dando valor aquilo que celebramos a Eucaristia, quando estamos certo de que o valor da missa é infinito e participamos por amor não por puro ritualismo então poderemos fazer um encontro verdadeiro e pessoal com Jesus Cristo e assim com Ele vamos construir um mundo novo de justiça e paz. Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigdao Pe. josé pelo seu comentário, é bom saber que pelo menos o pouco que eu posso fazer ja vale a pena, ser reconhecido, mas tudo que faço é pra ajudar na caminhada do povo de Deus!

    Obrigado Rodrigo também, vc como jovem sabe como é difícil evangelizar, nesse mundo complicado, que busca a alegria nos bens materiais.

    Pe. Mauro, na verdade eu sou a favor das figurinhas, mas foi como eu falei pro senhor, para as crianças menores vale muito a pena, estimula, mas ja para as que eu dou catequese ja não adianta, mas a real finalidade do album é importante e interessante.

    ResponderExcluir
  5. Ju amei o blog como você é criativo mas até de padre você recebe comentario ta loco em.

    Beijos

    JANAÍNA SUA PRIMA

    ResponderExcluir
  6. ju quando vai ser a apresentação da coroação?
    por que eu acho que é nesse sabado pra mim sabe quando você não responde os comentarios que eu escrevo ta loco responda pelo menos 1 comenterio custa ?
    Janaina sua prima

    ResponderExcluir
  7. Janaína minha priminha do coração, desculpa não ter respondido, mas não havia visto seu recado...
    a coroação foi quarta-feira, mas vc pode ver aqui no blog o video ;)
    ahhh segunda-feira quero ver vc aí na Matriz fzendo a coroação bem bonito!

    ResponderExcluir
  8. Encontei o blog porque busco mais informações sobre o Padre Mauro Cintra!
    Por favor, Padre caso veja este comentário me encaminhe um email para contato,
    agradeço antecipadamente
    abços
    Norma (normanss@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Encontei o blog porque busco mais informações sobre o Padre Mauro Cintra!
    Por favor, Padre caso veja este comentário me encaminhe um email para contato,
    agradeço antecipadamente
    abços
    Norma (normanss@uol.com.br)

    ResponderExcluir