segunda-feira, 5 de julho de 2010

CRISMA - Início da vida Apostólica

No último dia 26, tivemos em nossa paróquia a realização da Crisma, com a presença do Padre José Airton, Padre Mauro e de Dom Rafael, novo bispo auxiliar de Curitiba ordenado em abril.

Durante todo o dia foram realizadadas 3 celebrações, com mais de 250 jovens sendo crismados ao todo.

  1. Este sacramento de iniciação cristã convida o crismando a dar testemunho de sua fé, colocando-o a serviço de Cristo.

  2. Ao ser ungido com o óleo, ele recebe os dons do Espírito Santo para enfrentar as barreiras na caminhada apostólica, difundindo e defendendo a Palavra de Deus.
Durante todos os anos da catequese, o catequisando busca conhecer e encontrar Deus, estabelecendo uma amizade com Ele. Quando realiza a Crisma, ele confirma ser um instrumento para que mais pessoas, assim como ele, encontrem Cristo.
Deste modo, ele é convidado a participar mais profundamente da comunidade cristã, colocando seus dons à disposição da Igreja e desenvolvendo trabalhos pastorais.

Infelizmente, isso não ocorre com todos os jovens crismados.
Alguns deles não reconhecem o verdadeiro significado da crisma e se afastam de Cristo logo depois de receberem o sacramento. Ato que nos entristece muito.

Na maioria dos casos, o jovem não é culpado, mas sim o contexto social em que vive.
A família deve ser a primeira fonte da Palavra de Deus para o catequisando, e quando esta falha, acaba deixando muito peso nas mãos dos catequistas que não conseguem, sem o apoio dos pais, fazer com que o jovem prospere na fé. Pois são eles que devem incentivar o filho a seguir Jesus, e principalmente a dar exemplo! Levando-o nas celebrações, incentivando o estudo bíblico e também ensinando as orações.

No mundo atual, a evangelização dos jovens se torna cada vez mais difícil, sendo a família sempre o principal fator. Os pais ausentes deixam seus filhos serem infuenciados por más companhias, afastando-os do plano de Deus. Estes mesmos jovens acabam fazendo a catequese por pura obrigação dos pais, que não souberam desenvolver no filho o processo de esclarecimento da importância de seguir a Cristo e de receber os sacramentos, isso acaba resultando em diversos jovens crismados sem terem encontrado Cristo ressuscitado em seus corações.

Vale a pena ressaltar, que fé é um sentimento e não se resulta de uma obrigação. Ela é um efeito de muita dedicação do EU em busca de CRISTO. O catequisando obrigado a ir a missa nunca sentirá em seu coração tudo aquilo que a missa proporciona no nosso interior, por isso se deve ensinar o valor de participar da celebração. Lembrando que só conseguimos falar de Cristo e transmitir ao próximo o Seu amor, quando nós sentimos Ele em nós.

Também, a escolha do padrinho de Crisma deve ser feita com muita reflexão, pois é ele quem se compromete a não deixar com que o afilhado se afaste de Cristo. Acima de qualquer coisa, esta é a única e verdadeira finalidade do padrinho.
E eu me pergunto: Onde estão os padrinhos destes jovens que hoje estão nas drogas e na violência?

Os jovens de hoje estão à procura de atenção, eles querem ser ouvidos, e, quando não conseguem, procuram outros meios, logo, devemos dar a atenção necessária a eles.

Ainda temos muitas barreiras na evangelização, mas Cristo dá a força para que tudo seja enfrentado. Lembrando que, assim como há jovens longe de Deus, há muitos outros trabalhando para que o Reino de Deus aconteça, e guiados pelo mesmo Espírito Santo que desceu em Pentecostes, tudo será vencido!

Hoje, temos muitos caminhos dentro da Igreja onde podemos servir a Deus. Somos convidados a participar das diversas pastorais existentes, Deus dá a cada um de nós uma missão, logo, depois da Crisma este convite deve ser aceito e compartilhado por toda comunidade. Cada jovem que se compromete a viver em Cristo é merecedor do Reino de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário