sábado, 24 de abril de 2010

Recuperando o foco musical


Andando pelas ruas encontramos diversas pessoas usando fones de ouvido, escutando os mais variados estilos musicais. Mas o que nos faz querer até mesmo na rua ou no carro, ouvir uma música? e porquê escutamos muitas e muitas vezes a mesma melodia?
A música age diretamente no nosso cotidiano e também na nossa vida, ela nos proporciona um prazer indescritível, abre as portas das nossas emoções e nos comove, faz com que fujamos da correria cotidiana para nos entregarmos a um momento único.
Mesmo que estejamos fazendo algo e ouvindo uma música, inconscientemente a nossa mente capta as ondas sonoras e nos relaxa. Por isso ela é tão importante no nosso processo de ser pessoa, ela nos ajuda a viver melhor.
Dentro da música existem vários ritmos, tais como o axé, pop, forró, rock, samba, e por aí vai, há uma imensidão de estilos, que são interpretados por nosso cérebro, fazendo com que apreciemos alguns mais que outros, e isso é natural de cada um, mas, nem sempre aquilo que ouvimos nos faz bem.
Há músicas que nos depreciam, que nos exaltam e também nos atormentam, por isso é bom sabermos classificar o que ouvimos, e principalmente saber interpretar o que a letra diz.
Hoje em dia, há letras depravantes, que deveriam ser censuradas, porque atentam contra a própria dignidade humana, e as pessoas alienadas ainda as cantam, tornando-as "a música do momento", e que logo depois de alguns meses elas já viram motivo de gozações e caem no esquecimento. Por que isso ocorre?
Porque a música está perdendo o seu foco, explico: a música é composta de 2 pontes, a letra e a melodia, mas hoje, o que está sendo deixado em evidência é o ritmo, e a letra está ficando de lado, sendo trocada por meras palavras impensadas e banais. O mais triste disso é ver pais ensinando os seus filhos a cantarem essas músicas e ainda acharem graça, ou até colocarem em uma criança uma roupa sensual para ela dançar e imitar a "beyonce", se tornando adultos precoces.
Como diz o Pe. Fábio de Melo " queira sua filha no anonimato se ser artista hoje é isso".
Precisamos saber classificar o que ouvimos e vemos, entender que essas músicas são depravantes. Muitos justificam dizendo" mas a música é engraçada",porém não têm o menor senso de decência.
Por isso digo que o diferencial da música gospel católica está não somente no rítmo, mas principalmente na letra, porque ela ao mesmo tempo que nos faz bem, faz com que louvemos a Deus. Ela toca fundo no nosso coração porque tudo que é dito é com amor!
A melodia por si só não vale nada se a letra a que ela faz referência não tem significado algum.
Por isso, não deixem que te alienem e se policie no que você ouve, analise se aquilo que você escuta realmente te faz bem!

2 comentários:

  1. JOÃO CONCORDO CONTIGO!
    E LEMBREI DO TEXTO BÍBLICO
    "Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade". (2Pe 3.18)

    SEI MUSICA É A EXPRESSÃO DE UM MOMENTO E DA ARTE,MAS NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ESSE MOMENTO RESUMA O NOSSO SIGNIFICADO DE SER HUMANO.POIS NÃO VEJO EDIFICAÇÃO ALGUMA EM CERTA MÚSICAS!
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. e dae João, parabéns pelo blog, sucesso na caminhada!!!

    ResponderExcluir