domingo, 9 de maio de 2010

Não se vive de passado, mas se abraça o presente

Nossa vida está em constante transformação, a cada dia que passa crescemos como pessoas e fortalecemos a nossa fé.
Diante dessa caminhada agitada, olhamos para os rastros que deixamos pelo tempo e nosso coração se enche de diferentes sentimentos: sensações de arrependimento, satisfação e principalmente saudade.
Dependendo da situação que estamos vivenciando, a qual parece que tudo é difícil, essa saudade acaba nos angustiando, e desejamos que aqueles momentos da infância voltassem para esquecermos as nossas atuais responsabilidades.
Como uma criança que corre para os braços da mãe diante dos seus medos, assim somos nós quando encontramos alguma dificuldade na vida e queremos voltar ao berço do passado onde tudo parecia mais simples, quando tudo demonstrava ser mais fácil.
E o mais impressionante de tudo isso é que não sentimos saudades dos momentos de glória, e sim dos instantes mais simples e comuns do cotidiano da época, que nos proporcionavam prazeres e afeto.
Infelizmente esses são os tempos já selados e que não voltam, mas que foram essenciais para nos tornarmos o que hoje somos. Nossas escolhas no passado justificam nosso presente, e não há como fugir da realidade, mesmo que seja agradável lembrarmos o que vivenciamos no tempo, o hoje é o mais importante, pois é o único período que podemos transformar.
A vida somente é válida se utilizarmos o tempo para aprendermos e crescermos como seres humanos, nossos erros devem ser fontes de exemplo para si mesmo e para os outros, afim de que não cometamos o mesmo engano.
Não importa as dificuldades que passarmos se nossa luz for Jesus, pois ele segurará em nossa mão e nos guiará, mostrará o sofrimento que vale a pena ser sofrido, pois somente aquele sofrimento que no final nos trará felicidade é que deve ser enfrentado. Isso é como fazer uma peça teatral: por mais que seja difícil ensaiar diversas vezes a mesma coisa, no final, quando recebemos os aplausos vemos que tudo valeu à pena.
Guiados pelo Espírito Santo conseguiremos olhar para o passado sem remorso, apenas com a satisfação de terminarmos um ciclo com missão cumprida, e a saudade virá mas de uma forma diferente, porque estamos recebendo o presente de mãos abertas para novas oportunidades e expectativas, sem alimentar o passado porque ele já se foi.
Vivamos o presente da melhor maneira possível, enfrentando todas as dificuldades e aceitando todas as alegrias que Deus nos dá.

2 comentários:

  1. Gostei do "tempo que podemos transformar"!

    ResponderExcluir
  2. Acho que deverias trocar a foto do perfil, pareces mais magro do que agora no "presente"...publicar fotos velhas é nostalgia barata!!! daqueles quilos a menos! kkkk

    ResponderExcluir