sábado, 30 de outubro de 2010

Servindo a Cristo como Acólito

Após 3 meses de formação com aprofundamento sobre liturgia e espiritualidade, no dia 02 de outubro 7 adolescentes foram admitidos como acólitos na Igreja Matriz. Durante a missa solene presidida pelo Padre José Airton, eles receberam suas vestes e a bênção sacerdotal, iniciando assim, o seu ministério. A celebração contou também com a presença e ajuda de coroinhas de outras comunidades.
O ofício do acólito consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração.
Vale à pena ressaltar que a função do acólito é semelhante a do coroinha, sendo a idade o principal fator de diferença entre ambos. Os acólitos são adolescentes entre 12 e 21 anos enquanto os coroinhas são crianças de 07 a 11 anos. Os dois sempre trabalham em conjunto.
Quando os acólitos e coroinhas estão presentes na missa e servem com alegria e entusiasmo no altar do Senhor, eles “oferecem aos outros jovens de sua idade um testemunho eloquente da importância e da beleza da Eucaristia” como dizia o Papa João Paulo II. Isso porque são eles os mais próximos do altar quando se realiza a consagração. Por isso, a importância do processo de formação antes de iniciarem suas atividades, conhecendo todos os gestos, símbolos, cores, objetos e paramentos litúrgicos.
O Objetivo de criar um grupo de acólitos paroquial foi principalmente de trazer jovens para ajudar no altar, retirando a idéia de que somente crianças realizam este ministério. Também, para levar às comunidades em que não há este serviço, um testemunho vivo da importância em tê-lo presente em seu meio, motivando assim, os jovens da comunidade local a criarem seus próprios grupos.
A pastoral dos acólitos está à disposição de toda a paróquia para prestar auxílio tanto nas missas como também aos outros grupos existentes ou em formação, trabalhando para que haja uma unidade entre todos.
O serviço do acólito e do coroinha leva às crianças e adolescente a oportunidade de participarem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo por meio do sacerdote.
























Aos interessados em participar da pastoral dos acólitos com idade entre 12 e 17 anos, iniciaremos uma nova formação no dia 13 do mês de novembro às 09 horas da manhã na Igreja Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário